Esgrévia

Vou aqui desabafar.
Eu nom trabalho essencialmente com palavras, as palavras som umha ferramenta mais.
O meu trabalho é coas mãos.
Desculpem as minhas erradas palavras.

Os escritores na Galiza quando tenhem sucesso convertem-se em "esgrévios".
Entronizam-nos nessa altura de palavrada, palavrinha ou palabreja gallega os seus colegas.
Desculpem os verdadeiros escritores egrégios, os que sabem da arte das letras.

Tinha lido algo mas nunca ouvira em pessoa a palavra, e um dia:
"Sangue esgrévio!" berravam as mulheres, eu a correr, urtigas machucadas com açúcar para parar a hemorragia, nom havia medicamento que coutasse o vermelho que ia ensanguhentando todo, as paredes, o chão, os rostos, as mãos, a roupa ... a vida fugia por aquel sangue esgrévio derramado a cachom, que nos enervava, e entolecia, pois nom o tínhamos pedido.
"Sam António! Sam Antoninho!!"
Eu quedei-me ....
Olhei para tanto sangue ... esgrévio.

Ali nom vim por nenhures nem a Rosalia, nem a Curros, nem a Pondal.
Impossível, nom quadra um aspecto com outro, unicamente: Sangue puro = puro escritor".
Escritor de pura raça é o "escritor esgrévio", nonsi?
Aí quedou a cousa.
Outro dia, estava num bar, e queria eu fiar umha conversa com umha mulher linda.
Quase côvado com côvado no balcom.
Ela por fazer algo, lia um jornal desportivo, nervoso eu, nom percebia a sua linguage corporal.
Diante da beleza, estava cego de tanta luz, e querendo-a conhecer, malhava na cabeça do quê lhe falar, jornal desportivo: desporto!!
- Qual é o deporte que mais gostas?
Vaia trapalhada de pergunta, enquanto a fazia os olhos dela iam-me fulminando dos pés à cabeça. Asseguro que nasceu de mim a questom sem malícia.
Marchou com passo firme.
Eu mentres ia perguntando nom gesticulava como um esquiador.
Desfazia-me em explicaçons que nom levavam a nenhures ...
-Desculpa.
- ...
-Nom era com segundas intenciois ...
Ela já saia pola porta.
O camareiro sorria. Chiscou-me o olho:
- É-che esgrévia.
- Será.
Metido na minha concha de fracaso, remoim. No que se pareceria aquela mulher guapa aos escritores?, no seu alto pedestal? Na sua desconfiança? Na sua dor?

Entom a image de esgrévio forma-se:
Tu cavas fundo, vás até a rocha, a rocha esgrévia, a que nom lambeu a auga nem peiteou o vento, o núcleo rude; a primeira matéria, dura.
Sangue esgrévio é nessa conceiçom, o sangue central, primordial, matriz e baril, pois, queiras que nom, essa ideia do Servet do sistema circulatório ainda nom chegou dentro.

Nom gosto da palavra malícia para referir-me à intençom picante.
Escrevo-a aqui para assi falar dela e deste aspecto.
Malícia pre-supom, (supom direitamente?) que é má a sexualidade.


Nenhum comentário: