Alvarinha

Entrando na corte, o dono fala para mim:
- Não é mala ...., um pouco alvarinha si que che é.
Entendo o que quer dizer alvarinha, mas reparando no adjetivo, vejo que pouco tem a ver com o branco alvo, e sim com alvar ou alvariça, o lugar das abelhas, pois a vaca não sendo de mau caráter, sim é um pouco nervosa; e essa irritação poderia-a levar a ser agressiva.
Passo-lhe a mão com afagos e falo-lhe palavras de acougo, e ela vai deixando, vai...

Alvarinho ou alvarinha não está recolhida nos dicionários do galego com este significado, mas por aqui é mui comum para falarmos de quem facilmente se incomoda ou entra na ira.
Para mim que tem uma proximidade clara com alvoriçar, alvoroço e alporiçar ...
Então abre-se uma possibilidade na origem do famoso vinho alvarinho, além do evidente branco, poderia ter a ver com a.....


Vou dar com alvarinha no falar galego e trasmontano, para uma uz de de flor roxa-clara, o que reforça ser alvarinha, aqui outra vez, mais na ideia apícola, do que da cor branca, pois amoras grandes na terra de Lemos são chamadas de alvarinhas inclusive sendo negras, adjetivo que qualifica também, por essas terras, a um tipo de maçã. Alvarinha ou alvarinho, ram alvarinha ou ram alvar, é nome para um inseto que pode picar na boca das vacas, também nome da carricanta ou cigarra.




http://sli.uvigo.es/ddd/ddd_pescuda.php?pescuda=alvear&tipo_busca=lema&acentos=n&comodins=s#FrancoDiccionario1972

2 comentários:

Xosé González disse...

parabéns polo blogue
Descoñecía esta acepción de alvarinha, tereina en conta nos meus traballos de toponimia

O disse...

de nada, um prazer compartir.